Teoria da Imagem

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: CS100008
Sigla: TI
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves
Corpo docente: Lídia Soraya Barreto Marôpo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
­ reconhecer a natureza polissémica do termo “imagem” e a multiplicidade de abordagens que convoca;
­ compreender a importância da teoria para o estudo da imagem;
­ identificar a natureza interdisciplinar da teoria da imagem;
­ identificar e compreender os diferentes posicionamentos e linhas teóricas associadas ao pensamento sobre a
imagem, numa perspectiva histórica;
­ reconhecer as principais características e efeitos das imagens gráficas/audiovisuais veiculadas pelos media
no contexto ocidental contemporâneo;
­ identificar os principais elementos formais constitutivos de uma imagem gráfica/audiovisual;
­ identificar as especificidades de cada modalidade imagética e a “indistinção” gerada pelo digital.
­ analisar uma imagem gráfica/audiovisual relacionando os seus elementos formais com o conteúdo.

Programa

O que é uma imagem? O conceito de imagem e sua problematização.
2. Imagem como reprodução ou como construção do real. O conceito de mimésis.
3. Representação
4. Simulacro e simulação
5. A Imagem Técnica
A imagem como semelhança: a perspectiva.
A fotografia
O cinema
O vídeo analogico
A Imagem digital
6. Elementos formais constitutivos de uma imagem gráfica/audiovisual.
­ pintura
­ fotografia
­ audiovisual (filme, video­arte, videojogo)
7. Análise de imagem (aspectos formais e de conteúdo)


Métodos de Ensino

Cada aula será composta por duas partes.Na primeira parte, que terá a duração de 60 minutos, está previsto o
acompanhamento prático das diversas etapas da escrita dos trabalhos propostos.A segunda parte, que terá a
duração de 120 minutos, será composta por uma secção expositiva, durante a qual será feita uma
apresentação dos principais conceitos, à qual se seguirá a projeção de excertos de objetos audiovisuais
ilustrativos dos conceitos antes abordados para comentário e análise coletiva. Durante esta parte, será
estimulada a participação dos estudantes com o intuito de lhes permitir praticar o uso dos conceitos
anteriormente abordados. A avaliação será efectuada mediante dois elementos de avaliação: ­ elaboração em
grupo (máximo 5 elementos) de um portefólio de análise de três imagens (pintura/escultura, fotografia, imagem
em movimento) seleccionadas pelos estudantes a partir de propostas prévias efectuada pela docente (70% da
nota final); ­ teste de avaliação (30% da nota final)

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
AUMONT, Jacques (2009 [1990]) A Imagem. Lisboa: Texto & Grafia.
BENJAMIN, Walter (1992 [1936­1939) “A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica” In Sobre Arte,
Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio d’Água.
FLUSSER, Vilém (1998), Ensaio Sobre a Fotografia. Lisboa, Relógio d’Água.
BARTHES, Roland (2006 [1980]), A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70.
DEBORD, Guy (2005 [1967]), A Sociedade do Espectáculo, Lisboa: Edições Antipáticas.
DIDI­HUBERMAN, Georges (2012), Imagens Apesar de Tudo. Lisboa: KKYM.
MIRZOEFF, Nicholas (2001) An Introduction to Visual Culture. Londres: Routledge.
MITCHELL, W. J. T. (2005), What Do Pictures Want?. Chicago: University ofChicago Press.
RANCIÈRE, Jacques (2009) The future ofthe Image, Londres: Verso
STOICHITA, Victor I. (2011) O Efeito Pigmalião. Lisboa: KKYM

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